segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Shakira, o Furacão Colombiano



Shakira Isabel Mebarak Ripoll. Fala espanhol, inglês, português, arranha no italiano e no árabe, é loira, magra, contorcionista nas horas vagas, e atualmente diva do pop.

Eu não gosto mundo desse estereótipo, não. Essa raça na verdade devia ser exterminada a começar com Madonna, GaGa e Britney. Mas ainda bem que Shakira não é só isso.

Shakira além de dona de um vocal potente, ela dança, compõe suas músicas (em seus CDs lançados, com ao todo cerca de 110 músicas oficiais as exceções são “Long Time” e “Dia Especial”), produz seus CDs, está diretamente envolvida no processo criativo de seus videoclipes e tem um Q.I. de 140.

Quer dizer, pra alguém que não tá nem aí pra Shakira isso não importa nem um pouco. Mas são fatos que não são irrelevantes se compararmos ao lixo musical da atualidade. Os trabalhos dela são trabalhos que passam alguma mensagem, seja revolta, seja crítica social, seja amor, ou então seja futilidade calculada, mas ela sempre está no controle do que ela faz.

Mas eu queria dar um pequeno destaque a uma face da Shakira que poucos conhecem.

Shakira nasceu na Colômbia, Barranquilla em 2 de fevereiro de 1977. Barranquilla não é exatamente um lugar conhecido por sua paz e bom convívio. Ela só foi salva das drogas, violência e todos os riscos as quais ela podia ter se exposto graças à sua família incrívelmente bem-estruturada. E graças a esse ambiente hostil, ela amadureceu precocemente e quando ainda ela era criança, foi iluminada com o desejo de crescer, e poder fazer alguma coisa quanto àqueles que precisavam de ajuda.

Lançou dois CDs de relativo sucesso na Colômbia, mas que em resumo são queimação de filme total hoje em dia: “Magía” e “Peligro”. Mas então ela, no auge dos seus 18 aninhos, lançou “Pies Descalzos”, que foi um sucesso de imediato, ficando conhecida em toda América Latina e na Espanha.

Então ela deu o primeiro passo para realizar seu sonho de fazer a diferença: Ela construiu a fundação “Pies Descalzos”, com o simples objetivo ajudar crianças pobres.

Depois de lançar “Donde Están Los Ladrones”, e se consolidar como uma grande artista de Pop Rock Latino, seu sucesso ganhou dimensões mundiais ao lançar “Laundry Service” com o hit “Whenever Wherever”. Vieram “Fijación Oral” (mostrando que Shakira não esquecera suas origens) e “Oral Fixation” (para consolidar-se como uma das maiores artistas da atualidade com “Hips Don’t Lie”, música mais bem sucedida da década), e o atual She Wolf, onde ela adotou a imagem de americana loira e vadia, mas sem perder sua originalidade (acredite, ela fez disso possível).

Hoje sua fundação “Pies Descalzos” consiste em cinco escolas na Colômbia, que garantem educação às crianças desprivilegiadas, e mais do que isso: Garante moradia e emprego à suas famílias, e diversas atividades à parte da escola.

Shakira ainda é uma das fundadoras do “ALAS”, que trata diretamente de questões sociais ao redor da América Latina.

Recentemente Shakira se apresentou no teleton americano “Hope For Haiti”, ao lado de vários artistas (mesmo eu crendo que apenas ela e o Bono estavam por motivos genuinamente caridosos), e no dia seguinte ela já estava cantando no teleton latino. E além disso, ela mostrou seu comprometimento com a causa que ela tomou como sua, dizendo o próximo passo da fundação Pies Descalzos: Construir uma escola no Haiti.

Antes de eu saber de tudo isso, pra mim Shakira ainda era um artista com letras bonitas e um inglês às vezes equivocado. Mas quando eu soube disso tudo, ela se tornou pra mim um exemplo a ser seguido, eu comecei a enxergá-la como um grande ser humano. Se hoje ela tem o sucesso que tem (mesmo que não se compare com o de Beyoncé, Britney, e as modinhas da Disney) mesmo sendo uma latina (isso faz diferença nos EUA), é por que ela construiu sua carreira tijolinho por tijolinho, debaixo de sol e chuva, sempre humilde, deixando pra quebrar tudo mesmo só nos seus Shows.

Ela é daquelas que eu sei que vai ter uma carreira sólida até os 70 anos quando decidir se aposentar, por que ela não depende só do seu rostinho bonito ou do seu corpo perfeito. Apesar de que os quadris dela já ajudaram muito, afinal, eles não mentem, não é?

“I’m on tonight,
You know my hips don’t lie!”


Obs.: Hoje é dia 2 de fevereiro, aguém reparou nisso? Shakira completando 33 anos e eu me sentindo uma fãzoca emocionada dando pulinhos e gritando alegremente! Parabéns, Shakira!


Obs.2: Nós fãs da Shakira sempre fazemos uma série de projetos para o Aniversário dela ou só em datas aleatórias mesmo (eu sou novo, participei de só dois deles) como o #BrazilLovesShakira, o Baú Viajante, e atualmente o #HappyBDayShakira, uma campanha no twitter que chegou em 2° lugar nos Trending Topics! Sem contar a série de homenagens que nós mandamos para fazermos o seguinte site: http://www.shaki.com.br/ , e ali tem um textinho meu... Só clicar na minha foto.

Bem, o caso é que saiu nota sobre isso no site oficial da Shakira:


AAAAAAAAAAAH!

3 comentários:

  1. Diva da minha existência!!!
    A única que consegue prender minha atenção. A única que consegue me "convencer" a fazer loucuras. A única que me encanta com as letras, danças, frases, etc. A única que é o meu exemplo!!!
    TE QUIERO MUCHO...

    ResponderExcluir
  2. eu amo shakira sabe no meo blog ten ums videos dela pode la ver na galera.com acho que vc vai gosta

    ResponderExcluir