sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Arma de Alienação em Massa


O mundo sempre foi dividido entre os que manipulam e os que são manipulados, o que se repete na atualidade.

Não canso de dizer que estamos desaprendendo a pensar. Pra que pensar, afinal, temos quem pense por nós! A alienação é confortável, pois enquanto vivemos na ignorância não temos o que temer. O conhecimento traz, sim, responsabilidade.

Nos tempos modernos, a maior arma alienadora já criada está desempenhando bem o seu papel: A mídia.

A mídia nos dita o que fazer, como fazer e quando fazer; O que vestir e em que ocasião. E o que ainda me surpreende: Tem pessoas que fazem o que a mídia manda!

Eu vejo hoje vidas girando em torno da televisão, matando seus neurônios de graça, rindo de um humor deplorável e vivendo junto de personagens de tramas medíocres.

Não gosto de me deter em exemplos, mas não podia deixar a oportunidade passar:

O que vem a ser o Big Brother? Assumo que quando a televisão está ligada na sala, e eu não estou no humor para contrariar os que estão vendo, eu assisto. Mas não dá para entender como para algumas pessoas é sagrado acompanhar a vida de uma dúzia de animais de zoológico cujos músculos abafaram o cérebro.

A mídia há muito tempo deixou de ser uma ferramenta exclusiva de disseminação de informação, na verdade não sei ao menos se um dia já foi. Hoje o que vemos nos telejornais são versões distorcidas da verdade, e modificadas de tal modo que beneficiem alguns poucos. Vemos o que alguns querem que vejamos.

Seja politicamente ou financeiramente falando (ou de ambos os modos) sempre somos sutilmente (ou nem tão sutilmente assim) influenciados pela televisão, pelos jornais ou revistas, e nem sempre baseado em informações comprometidas com a verdade. Ligamos a televisão e o que vemos são programas sensacionalistas que aumentam os fatos que vêm a ser conveniente aumentar, e suprimindo o que é realmente importante. Mas estamos num estágio tão avançado de alienação que é isso que nos agrada; Ver selvageria, confusão, desgraça alheia, enquanto poucos se interessam realmente pela corrupção, ou quaisquer outros assuntos que deveriam ser do interesse de todos.

Por que vemos cada vez menos as pessoas lendo livros? Quais são as expectativas de sucesso profissional de uma pessoa dessas?

Mas antes ser analfabeto do que não ter uma televisão, não é mesmo? Quer previnir o suicidio coletivo de seus neurônios? O primeiro passo pode ser dado se você seguir um simples passo: Joga fora a tua televisão.

Eu não sei onde isso vai parar. Vejo cada dia mais surgindo novas tecnologias, muitas dessas da classe das que nos tornam dependentes.

O que eu posso concluir é que quando nos incentivaram a parar de pensar, demos o primeiro passo para gerarmos uma sociedade que não conseguirá fazer nada por si mesmo, nunca mais.

7 comentários:

  1. Simplesmente amei o texto!
    Mas tenho que confessar que já fui muito dependente da televisão!
    E hoje? Sou dependendo do computador... u.u

    ResponderExcluir
  2. eu amei o texto também. e acho difícil ter alguém que nunca olhe tv , além de mim é claro IOUEHOEUIH

    ResponderExcluir
  3. Pois é, ter uma midia formadora de opniao eh ridiculo mesmo, infelizmente nao temos escolha a nao ser ligar a 'direcionadora' tv e assistir a programaçao, alguns se deixam levar, os poucos que nao se deixam , sao considerados, 'intelectuais' (vide o Marcos kk') , personalidades famosas e etc.

    ResponderExcluir
  4. É, realmente nós somos muito ligados em tv e em computadores, mas muito dificilmente isso mudará, quem não segue o padrão sofre preconceito da sociedade .

    ResponderExcluir
  5. Outra vez chegamos ao tema educação, ou melhor, falta de educação. Os brasileiros desde criança são estimulados a ver tv (ou talvez negligenciados em relação ao controle do tempo que passam na frente da tv), fato que por si só já traz grande prejuízo mas que é mil vezes ampliado pelo fato de os conteúdos veiculados nas tvs brasileiras nem ao menos merecerem crítica de tão baixo nível que apresentam. Vale ressaltar, no entanto, que de forma moderada e com uma programação adequada a tv pode auxiliar consideravelmente o processo de aprendizado. Canais como National Geographic, Discovery, The History Channel, Animal Planet e alguns canais sérios de noticias trazem informações interessantes e com conteúdo construtivo. O problema é que todos eles são pagos e a maioria da população não tem acesso.
    Resta-nos esperar que a tv brasileira tome vergonha e revise completamente seu conteúdo, oferecendo não mais as tais modinhas de novela, mas um conhecimento construtivo que exercite nossos cérebros tão sedentários.

    Enquanto isso, leia um livro (ou vários)!

    ResponderExcluir
  6. Eu não tenho TV, não sinto falta e nem faço questão de ver. Alias, acho completamente desnecessario o uso deste aparelho criado com a finalidade de acabar com o senso critico do ser humano, criar padrões a serem seguidos, promover a desordem.... Para que fim a TV foi criada, se não para trazer informações as pessoas? só o que eu vejo na TV(quando por um infeliz acasou sou obrigada a assistir) é omissão de informação, repreenção no modo de vida diferenciado de algumas pessoas, e milhares de propagandas para nos dizer o que comer, o que beber, como se vestir, que lugar ir, onde não se meter, que problemas ter e não ter, e que devemos assistir mais TV. Acho que a letra dessa música resume bem a situação
    Alienação em Massa
    Abuso Sonoro

    a luz azulada domina a sua mente
    você não pode viver mais sem sua presença
    um novo deus se ergue
    um novo ford
    admirável mundo novo revisitado
    a TV controla sua mente
    tão fácil, tão ardilosamente fácil
    e você nem se percebe
    mensagens subliminares incutidas em você
    a cada comercial idiota
    compre, viva, faça isso!
    a cada segundo mais uma vítima
    a cada segundo mais um consumidor

    ResponderExcluir
  7. Mano. Acho que o lance é não se deixar influenciar por todo tipo de informação que a Tv e a mídia nos mostra, e questionar o que nos foi apresentado. Acho que tudo bem assistir um pouco de TV, mas sempre com pensamento crítico.

    ResponderExcluir