domingo, 24 de janeiro de 2010

O Fim do Gelo


É fato: O aquecimento global está derretendo as geleiras e as calotas polares. Mas ninguém imaginava que isso ocorresse com tanta rapidez.

Das mais altas montanhas aos pólos, o planeta vem perdendo o seu gelo permanente com velocidade incrível. Não surpreende o fato das geleiras estarem derretendo em virtude do aquecimento ocasionado pela emissão de gases, lançados na atmosfera causando o efeito estufa. O que intriga é que, nos últimos tempos, a redução do gelo vem ocorrendo em ritmo mais rápido que o progressivo aumento das temperaturas.

Os cientistas contestam que os mantos de Gelo são muito sensíveis. Em vez de sofrer derretimento lento e constante, parecem implicadas em um processo que se auto-alimenta, o que nos leva a crer, que por exemplo, a maioria das geleiras nos Alpes pode desaparecer até o fim do século.

È fato também que com o encolhimento do gelo na Groenlândia e na Antártica, a superfície dos mares subirá provavelmente até 6 metros, inundando regiões litorâneas e mudando totalmente as paisagens.

O clima da Groenlândia vem se tornando mais quente de modo perceptivo. No inverno, as temperaturas na estação de pesquisa científica de Konrad Steffen subiram cinco graus desde 1993.

No mar, as profundezas intermediárias do Atlântico também registram um aumento de temperatura da ordem de vários décimos de grau, de modo que todo o gelo flutuante da Groenlândia pode desintegrar-se.

Quando se olha para um mapa é fácil notar por que o manto de Gelo da Groenlândia é tão vulnerável: A sua extremidade meridional não está mais ao norte que Anchorage ou Estocolmo, locais onde não há geleiras. O gelo da Groenlândia é um resquício da última era glacial, sobrevivendo apenas por ser maciço o suficiente para produzir seu próprio clima.
No ar rarefeito dos Andes, não há duvidas; Ali, o destino do gelo é evidente. Uma comparação minuciosa revela que metade das geleiras dali sumiu nos últimos 20 anos, causada por uma seqüência abrasadora de El Niños, o fenômeno de aquecimento das águas do pacífico. Ele se tornou bastante freqüente com o aquecimento da atmosfera, e desequilibra o clima global, reduzindo muito a queda de neve nos Andes Tropicais.

Entretanto, especialistas afirmam que podemos estancar os problemas se acabarmos com o uso de combustíveis fósseis e carvão, ou os danos serão irreversíveis.


P.S.: Eu achei um punhado de trabalhos que eu fiz pro meu professor de Geografia, achei que cabia postar aqui... São coisas interessantes (ou não), mas tudo bem.

2 comentários:

  1. eu fiz virgula nós! eu ajudei G_G oIUEHOEIUHOE

    ResponderExcluir
  2. E muita gente ainda se preocupa se o vestido está novo e se a unha está feita! u.u

    ResponderExcluir