quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Revolta Pós-Moderna


Estou cada vez mais virando um adepto do ócio. Às vezes passo tardes inteiras jogado no sofá da minha sala com os pés pra cima, All Stars surrados, calças rasgadas e uma expressão de tédio no rosto, e isso já gerou comparações (errôneas?) ao grunge.

Toda a minha vida eu fui adorador do Rock Grunge, - meu computador é impregnado de Pearl Jam, Nirvana, dentre outros – e ultimamente (meio que involuntariamente) meu modo de vestir e de agir tem se modificado.

Acho que atualmente eu tenho entendido também o que significa o movimento grunge, e por que ele me tocava mesmo se eu entendê-lo perfeitamente.

Quando ele surgiu, estava meio implícito uma forte sede de ser livre, o que a época dos anos 80 pedia. As músicas eram impregnadas de questionamento, e até das que faziam pouco sentido se captava uma angústia oprimida, pedindo pra ser liberta.

O que eu mais gosto nas músicas do Nirvana, por exemplo, é o minucioso descomprometimento com a sociedade, e suas pesadas críticas a ela. They just didn’t care. Mas ao mesmo tempo em que aparentemente não se importavam com nada, ardia no seu âmago uma imensa vontade de sair por aí questionando as regras da sociedade, por que suas idéias deviam ser reprimidas, e por que o país deles era como era. Eles eram revoltadinhos mesmo, quando queriam, mesmo que geralmente isso pendesse pro lado da anarquia e a marginalização.

O movimento grunge foi revolucionário no sentido de “mudou alguma coisa”? Não... Mas poderia ter mudado muito.

Os caras-pintadas no Brasil, não são o símbolo de uma juventude reprimida que ansiava por liberdade? Aqueles caras tinham coragem, aqueles caras realmente foram revolucionários; Por que eles tinham muito que questionar, questionaram e causaram impacto. Mudaram alguma coisa.

Não seria ótimo na atualidade um movimento como esse? Uma juventude com cérebro instigada a pensar? Uma juventude preocupada com causas sociais? Uma juventude com garra o suficiente pra fazer alguma coisa?

Mas por que vemos cada vez menos protestos ou qualquer outro tipo de mobilização pública racionais? As que vemos hoje em dia são baseadas em praticamente nada e feitas com o objetivo de tumultuar, vandalizar. Por que a juventude de hoje é tão pobre em valores?

E olha que o que não falta no mundo hoje são coisas a serem questionadas. As pessoas não notam o poder que elas têm quando se unem.

Mas enquanto as pessoas não se tocam, eu sigo aqui, deitado no meu sofá tentando ser um grunge-poser, por que mesmo se eu tentasse ser grunge atualmente, ou pintasse minha cara e saísse pra rua, não ia adiantar em droga alguma.

4 comentários:

  1. que lixo IUOEHOEIUHOEHE
    to brincando, ta super ultra mega perfeito *o*

    ResponderExcluir
  2. é isso ai né?! as pessoas de hoje só enxergam o proprro umbigo, não olham ao redor, e não enxergam o que está acontecendo no Brasil , no mundo, e quando vêem, ao redor, eles saem para protestar, pelo menos sai uma pessoa morta. Então , nós, como bons fãs da Shakira, vamos protestar, mas em silencio, um protesto em forma de ajuda aos que necessitam, mas enquanto não conseguimos faze-lo, vamos ficar em nossos sofás, assistindo TV, e só imaginado o que iremos fazer para salvar o mundo.
    Muito bom o texto :D

    ResponderExcluir
  3. É fato. Nós somos acomodados...sabemos disso, vemos isso diariamente e ignoramos!
    Porque? Quem sabe!
    Falta educação? Provavelmente.
    Tenho alguns amigos na Europa e as vezes tenho uma ponta de inveja das coisas que eles me contam de lá. Como uma vez por exemplo todo o sistema de transporte da França foi paralisado porque o governo queria aumentar o tempo necessário para solicitar a aposentadoria.
    As pessoas saem de casa, munidas de coragem, de orgulho, unidas com um objetivo e sabe o que acontece? Eles sempre conseguem!
    Lá eles chegam mais próximo do modelo correto de democracia: o governo serve ao povo e não o contrário!
    Provavelmente não estarei vivo pra ver algo parecido aqui no Brasil, mas gostaria muito de que, onde quer que eu esteja, um dia eu saiba que as coisas mudaram.

    ResponderExcluir
  4. Nós, como adolescentes que somos, devemos nos fazer esse tipo de pergunta também...
    Porque não começamos em casa mesmo?
    Vejamos um exemplo: Certo dia eu estava vendo BBB (sim u.u), e meu padrasto começou a falar que não suporta essa edição pois está minado de "viadinhos"...
    Eu então, como sou calma e tranquila :P, resolvi discutir com ele sobre tal assunto! Questionei coisas como: "Se você tivesse um filho gay, iria expulsá-lo de casa ou mandar matar?"...
    Resultado? Ele foi dormir mais cedo e de cabeça baixa! AUHASHUASHASHUAS \o/

    SIM! Nós Temos A Força! /o/

    ResponderExcluir