sábado, 16 de janeiro de 2010

Quando se Quer Acreditar em Deus

Foto: Marcos Haas

Mais de uma vez ao abrir a porta de casa para a calçada, e sentir o ar frio no meu rosto e o vento bagunçando meu cabelo eu senti um aperto no coração. E então, com as barreiras da minha sensibilidade um pouco abaladas, vejo uma singela flor. Ela não tem algum cheiro que eu possa captar, ou uma beleza singular, mas é perfeita. Quem quer que tenha feito ela tinha bom gosto.

Então eu entro em conflito comigo mesmo. Como a natureza conseguiu fazer uma coisa dessas? Eu não consigo imaginar uma folha sequer como um tecido cuja função é fazer a fotossíntese.

Eu só consigo imaginar que o responsável por tudo isso é Deus.

Pra um garoto de 14 anos, eu sou bem resoluto acerca de minhas crenças: Sou espiritualmente independente. Mas às vezes parece que eu estou oscilando entre o Cristão e o Ateu.

Eu não deixo de pensar às vezes que é errado pensar o que eu penso, ser o que eu sou, eu não posso impedir aquela fagulha lá no fundo da minha mente dizendo “Converte-te”.

Mas antes ateu do que hipócrita. Minha mãe ainda diz pra eu visitar a igreja pelo menos um domingo por semestre. Mas será que isso ia me ajudar ou me fazer sentir pior? Eu ia me sentir um mentiroso, isso sim.

Tentando ser claro sobre o que eu acredito, eu acredito em um Deus. Não costumo chamá-lo de Deus, o chamo de “força superior”. Eu sei que algo a mais existe, mas não sei se existem palavras pra descrevê-lo. E também acredito que ele não influencia em quase nada na nossa vida.

Qual é a noção de acreditar em um Deus que está anotando tudo o que você faz ou pensa, e no dia em que morrer você vai ser julgado e mandado ou pro sofrimento ou pro ócio eterno?

Qual é a noção de acreditar em um Deus que vai fechar as portas do paraíso na sua cara, mesmo você tendo sido uma pessoa boa a vida inteira, só por que você deixou de ir na igreja ou por que você ama alguém do mesmo sexo?

Qual é a noção de acreditar em um Deus que é puro amor mas mesmo assim exterminou a humanidade na antiguidade com um dilúvio, destruiu colheitas, matou todos os primogênitos do Egito, e não cansa de dizer que a mulher devia ser submissa ao homem?

O pior ainda são argumentos de alguns fieis mais convictos (leia: fanáticos). Quando eu os questiono sobre o porque da fome na África, eles respondem que é um “teste divino”. Quando eu os pergunto por que Deus não simplesmente aniquila as pessoas más eles respondem que “Deus nos deu o livre arbítrio para fazer o que quiséssemos com nossa vida. Se há pessoas ruins, elas são ruins por escolha própria”. O mais foda ainda é quando há algum desastre natural, por exemplo, e eles não hesitam em dizer que é “castigo divino”.

Porra, que Deus é esse que não conjura comida pra uns pobres coitados que não fizeram nada de errado pra ninguém, mas deixa milhares de pessoas morrerem por que um dia alguém acordou com vontade de ver como a bomba atômica funcionava? Quer dizer que castigar é com ele mesmo, mas quando se trata de aliviar a dor ou proteger, ele não pode fazer nada?

Eu não sei se eu quero acreditar que Deus está guardando um lugar no céu pra mim por que eu fui à igreja todo o santo domingo, e então um dia eu levo um tiro na nuca e descubro que tudo o que eu acreditei a minha vida inteira foi uma mentira.

Preciso falar sobre a bíblia sagrada? Preciso falar que ela é uma compilação de informações convenientes para alienar os fiéis? Acho que não.

Acredito em Jesus. Acredito que ele existiu, foi um grande cara, falou coisas bonitas e que realmente acreditava ser o filho de Deus. Mas agora, se ele realmente era, e era capaz de realizar milagres, é uma coisa que eu duvido bastante. Até agora ninguém me deu uma prova razoável que me faça acreditar nisso.

Suponho que a religião é uma coisa necessária para a sociedade, para cada um de nós. Cada vez menos, já que eu vejo meus amigos com pensamentos semelhantes ao meus, e isso tende a crescer. Mas o porquê dessa necessidade eu não saberia explicar, sabendo que envolve raízes históricas e confins mentais mais complexos do que eu posso entender sem uma faculdade.

Não sei se me dá pena ver pessoas cegas por uma religião. Não sei se eu sinto pena de mim mesmo por não ter uma religião a qual eu me firme. Às vezes eu fico pensando, quando eu estiver no meu leito de morte, eu não vou ter esperança quanto reencontrar meus familiares e amigos que foram antes de mim... Eu vou encarar o fim da linha. Talvez eu vá ter uma surpresa boa no dia da minha morte, ou talvez não. Não vou saber até morrer.

Acho que invejo as pessoas que sabem, ou acham que sabem que vão pro céu. Acho que até o dia da minha morte vou acabar me convertendo. Tenho muito tempo para aprender sobre a vida, tenho muito tempo para solidificar minhas convicções.

Eu só quero ser livre para tomar decisões que fujam do padrão cultural sem ser condenado. Eu só quero ter certeza.

6 comentários:

  1. A sociedade atualmente realmente ñ presta, mas fazer o que né. Daqui a dois anos tudo acaba mesmo DSEHUASHDSEHUASHDS mas é isso ai Mister M (insuportavelmente sábio) :D

    ResponderExcluir
  2. Mais um brilhante pra coleçao Marcos, realmente penso igual a voce em quase tudo. Eu acho a religiao um atraso para sociedade, nao só a católica, mas como todas as outras, talvez a menos pior dela seja a ortodoxa, mesmo assim é um atraso de vida, eu acredito que a igreja 'fehca a mente das pessoas'.Por exemplo, a pesquisa com celulas tronco, pode trazer milhares de beneficios para sociedade, como curar alguem dá tetraplegia, mais a igreja insiste em ser oposta. Uma garota que foi estuprada e está condenada a ter um filho do estuprador, porque ela nao pode decidir o que fazer com o proprio corpo ? Deus nao nos deu livre arbitrio pra escolher ? Porque eu nao posso me relacionar com alguem do mesmo sexo ? onde está o 'livre arbitrio' outra vez ? São essas e outras que tornam a igreja um atraso para sociedade, o brasil sofre muito com esta, vamos chamar de 'dádiva' para nao dizer outra coisa, a maioria da sociedade pertençe a religião católica apostolica romana. A propria historia já nos ensinou que a igreja nunca foi 'santa' como se intitulam, a 'casa de Deus', será mesmo que Deus condenaria um homem a morte se ele nao dissesse a 'mentira' ? assim como fizeram com galileu ? Eu acredito que em um futuro distante, a religiao vai deixar de existir e abrirá espaço para a verdadeira evoluçao. Deus existe sim, simplesmente porque o 'bigbang' nao surgiu do nada, mais ele nao é o ser que a religiao descrever, assim como voce disse, ele´é 'algo superior', algo que nao podemos e nem nunca iremos compreender. Abraços Marcos, sua genialidade na escrita anda me assustando de tão boa.
    Bruno.

    ResponderExcluir
  3. Marcos, eu acredito inicialmente que o verdadeiro Deus não necessariamente reflete aquilo que nos é passado na missa, ou por pessoas que se dizem entendidas, ou por estudiosos ou seja lá quem for que se meta a tentar nos convencer de que sua opnião está certa. A imagem que nós temos de Deus agora, nada mais é que uma colcha de retalhos, onde cada indivíduo, no decorrer de milênios inseriu o seu "pedaço de verdade"...
    A espiritualidade é uma coisa intrínseca. Obviamente nós não podemos nos isentar completamente da influencia daqueles que nos rodeiam, mas é de extrema importância que nós saibamos diferenciar a verdade da distorção e a partir daí, quem sabe um dia possamos entender a real dimensão de Deus.

    Um dia um pensador disse, "se Deus não existisse, seria necessário criá-lo"!

    Concordo plenamente com essa afirmação. Você já pensou o quão perfeitos nós somos? Nossas mãos, nossos olhos, nossos ouvidos, nossa fala! Tudo é demasiado perfeito e ao pensar nisso, não deixamos de nos perguntar: será possível que nós evoluímos de bactérias?

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente!
    Eu não paro pra pensar se Deus realmente existe quando vejo algum fenômeno da natureza, pois creio que existem outras explicações pra isso! Mas quando vejo certas injustiças, penso: onde está aquele Deus que tanto me falam nos emails de corrente? :P
    As pessoas deveriam abrir mais seus horizontes para enxergar que não é porque elas são "filhas de Deus", que podem matar, roubar, enganar e Ele vai perdoar depois, simplesmente porque vão todo o domingo na igreja!

    ResponderExcluir
  5. Olha, em relação ao texto, muito lindo e bem escrito...fruto do teu talento...e que talento...
    Já não concordo muito com as tuas idéias e crenças, mas tudo bem, cada um faz e acredita no que quer...
    Como tu disse que talvez não tenha palavras para descrever a "Força Superior", muitas vezes é difícil para uma pessoa que se baseia somente,por enquanto,na razão para entender o suposto Deus e o mundo...A fé é uma coisa que não dá pra EXPLICAR, tu ainda vai me perguntar "Por que crer em Deus? O que prova que ele existe?", e tu vai ficar "brabo" comigo por não conseguir expressar meus motivos...é a fé.
    Como não tens ainda certeza, se é ateu ou cristão, e diz que isso pode mudar, só espero que um dia tu seja cristão, é bom, é ótimo, eu garanto.
    Tu sabe quem eu sou. haha ou saberá! hehe

    ResponderExcluir
  6. Deus é mais do que o que você ouviu os fanáticos dizerem... ele não se limita a ser uma religião. O que você ouve dizer "converte-te" não vem de você mesmo. Vou dizer a você o que eu fiz e aconselhar você a fazer o mesmo. Fala com Deus: "Me diz de verdade quem você é." E leia a bíblia, mas sem ninguém do seu lado e sem religião nenhuma, pra você entender de verdade o que aquele livro diz.

    ResponderExcluir