quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Razões Para Fazer a Minha Parte

Foto: Mariana Pasinato


Acordei com uma dúvida em mente. Essa dúvida em especial, parece que estava latente há algum tempo em minha cabeça, só esperando pra assumir controle dela e atormentar meu dia.

A primeira frase que proferi assim que acordei foi: - Quando raios o mundo vai ter paz?

Esse papo pacifista nunca foi uma característica minha, convivo muito bem com a guerra, já que vivo bem longe dela. Eu sempre deixei bem claro pra mim mesmo que eu não tenho como ajudar as pessoas que morrem de fome e eu não posso cessar a guerra com a minha boa vontade, então pra que ter boa vontade?

Eu não sou frio, ao contrário do que parece. Também não sou acomodado, tampouco cego. Sei que há muita coisa que eu podia estar fazendo, mas não faço.

Mas o problema é que mesmo se eu ajudasse os outros, mesmo se eu dedicasse minha vida inteira a ajudar gatinhos a sair de árvores, ou abrigasse quinhentas crianças desabrigadas no sótão da minha casa, eu não estaria fazendo o suficiente. Por quê? Porque as outras pessoas não fazem nada.

Sei que muitas pessoas que não se mobilizam, não se mobilizam com esse mesmo pensamento, e eu faço parte dos “outros” que deveriam desencadear a corrente da boa-ação pra elas. Mas não sou bom o suficiente, não sou forte o suficiente.

O que o mundo está precisando é de um choque de realidade: A gente não sabe se existe um paraíso, nós raramente conseguimos o emprego de nossos sonhos, nós nunca vamos casar com a Angelina Jolie e a guerra é a única verdade que o ser humano conhece desde os seus primórdios.

Em passos lentos, eu vejo que algumas pessoas estão suprimindo seus instintos selvagens com o passar do tempo, mas há outras não tão distantes que a instigam cada vez mais.

O papo político a seguir também não é característico meu, mas eu especulo que está por vir um líder que irá dar esse choque de realidade em nós. Precisamos de alguém com compaixão que consiga mobilizar as massas, que não esteja interessado apenas em benefício próprio. Usando uma metáfora questionável, precisamos de um ferreiro que não tenha medo de usar o fogo para transformar o metal em algo mais bonito do que uma espada.

Eu gostaria de citar Shakira, (parece uma citação meio estúpida nesse assunto, mas ela é incrívelmente sensibilizada quando se trata de guerra e miséria humana, e ela é uma das pessoas que fazem algo para o mundo melhorar) quando ela disse a seguinte frase no seu discurso em Oxford:

“This is the way I want young people of the year 2060 to see us: That our mission for global peace consisted in sending 30.000 educators to Afghanistan and not 30.000 soldiers.” (É assim que eu quero que a juventude de 2060 nos veja: Que nossa missão pela paz global consistiu em enviar 30.000 educadores ao Afeganistão e não 30.000 soldados.)

A gente consegue deduzir algo gritante no que ela disse: Educação é o primeiro passo. Concordo plenamente.

A primeira coisa que eu penso quando eu ligo a TV e vejo um repórter falando sobre um homem bomba, ou sobre um piloto que jogou seu avião contra o World Trade Center, é “Que gente ignorante”.

Se elas tivessem um pouco de instrução, se eles soubessem pensar por si próprios, eles não iam sacrificar a sua vida, nem que fosse pelo “bem maior”. Ninguém nasce destinado a morrer daquela forma. Não há Deus bom que mande seus fiéis se matarem e matarem milhares de pessoas. Ah, não precisamos ir tão longe para os países muçulmanos, é só dobrar a esquina. Não há Deus bom que mande seus fiéis enriquecerem seus pastores e passarem necessidade porque 10% do seu salário humilde tem de ser entregue a um homem que faz sua fortuna encima de pessoas ignorantes.

Ignorância é algo que me deixa profundamente irritado, porque eu sei que morrer ignorante é voluntário, pelo menos no Brasil. Eu não quero superestimar a educação nacional, mas eu posso dizer que há condições de uma pessoa completar o Ensino Médio, é só ela ter uma coisa que é rara de se encontrar no século em que a humanidade resolveu dormir até mais tarde: Determinação.

Mas o que eu sei sobre determinação? Aliás, o que eu sei sobre tudo isso que eu escrevi? Durante toda a minha curta vida fui um garoto mimado de classe média alta, que tive quase tudo o que quis. Não passei fome, não passei frio, não conheço a guerra. Mas talvez minha posição de observador tenha me propiciado essa visão que eu tenho agora, e me permita fazer uma previsão incerta:

Só teremos paz quando soubermos pensar sozinhos, quando desenvolvermos uma compaixão incondicional, quando pararmos de matar por um Deus ou quando TODOS pararmos de escrever textos bonitos, nos levantarmos da poltrona e ir lá pra rua, ir pra vida fazer algo que presta.

Dê uma olhada pra cada lado, sempre há algo a fazer. Tire os gatinhos de cima das árvores, bota o papel de bala no bolso e espera chegar em casa pra botar no lixo, não mate, não roube, seja paciente com os mais velhos, não beba e dirija, use camisinha, se drogue com moderação.

Exceto o último item, você já deve ter ouvido tudo isso na escola e não deu muita importância. Isso não traz a paz, traz? Mas à cada pessoa que segue esses conselhos estamos um passo mais perto dela.

Talvez a humanidade nunca veja a paz. Talvez a humanidade esteja fadada a perecer na guerra. Não que eu acredite em destino, sei que quem faz nosso destino somos nós mesmos, mas aí é que está: Nós escolhemos isso, e vamos arcar com as conseqüências se algo não for feito, e rápido.

6 comentários:

  1. Assim como dizia o sabio Bob marley 'Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra' . Infelizmente nossa midia formadora de opniao somente dah enfase aquilo que, como dizem na linguagem popular 'dá ibope' entao continuaremos a ver noticias tristes e tragicas quando ligarmos a tv em um telejornal.Nada como encarar a vida com outros olhos :) Belo texto, parabéns.
    Leiam, nao vao se arrepender.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, poucas pessoas pensam como vc.
    É bom saber que alguem ainda se preocupa com o planeta.

    ;*

    ResponderExcluir
  3. já falei que amo teus textos? pois é eu amo, e eu acho que tu sabe quem é ;D
    aeiouhoeauiheaoiuhea <3

    ResponderExcluir
  4. Amei *-*
    e a minha visão é tão simples e realista qnto a tua
    infelizmento somos garotos e garotas mimados criados pra um bem maior q não é Deus e sim o dinheiro.
    agnt dá oq não presisa e axa q esta fazendo grande coisa.
    Fazer oq ? agnt não pode mudar o mindo somento com sonhos ... infelizmente ;/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A educação é a base de tudo, certo?
    O que fazer com as pessoas que tem a melhor educação e nem assim, consegue levantar a bunda do sofá e largar a porcaria do controle remoto, e ir, pelo menos, tirar um gatinho da árvore?
    As pessoas precisam sofrer pra tentar ajudar o próximo se um dia tiver condições pra isso? (O que não deve ser levado tão a sério, já que sempre temos condições)
    Elas precisam passar fome, miséria e o diabo a 4 pra saber que as pessoas precisam de um algo a mais? E assim, tentar ir pelo menos 1 vez por ano à uma vila com poucos recursos dar um pouco de alegria a tantos que precisam?
    Claro que ninguém quer esmola, mas as vezes, essa "esmola" pode se tornar um GRANDE presente à quem recebe...

    Mais uns questionamentos para se fazer! UAHSHUASHUAS

    ResponderExcluir